29 abril 2002

Sociedade do Chap�u Vermelho
Mulheres vestem roxo com vermelho e celebram a vida

Por Simone Muniz

" Quando for uma mulher idosa, devo vestir roxo com um chap�u vermelho que n�o combina e n�o cabe em mim". Jenny Joseph, escritora americana



Uma poesia e um anivers�rio de 50 anos mudaram a vida da ex-mera-dona-de-casa americana Sue Cooper. Quando sua amiga Linda Murphy completou a meia-idade, Cooper a presenteou com a poesia que inclui o verso, aparentemente insano, acima (leia a continua��o do poema no final da mat�ria) e um chap�u vermelho. Linda gostou tanto da surpresa que fez o mesmo no anivers�rio de 50 anos de outra amiga. N�o passou pela cabe�a das amigas que a brincadeira daria origem � engra�ada e amorosa Sociedade do Chap�u Vermelho, irmandade que celebra a com�dia, o besteirol e a alegria da vida aos 50 anos. Naquele momento, inaugurou-se uma tradi��o que hoje acontece em mais onze pa�ses por onde se espalham cerca de duzentas filiais da Sociedade do Chap�u Vermelho.

Vestidas de roxo e/ou vermelho, com escandalosos chap�us de todos os tipos e tamanhos - todos vermelhos -, as distintas senhoras que participam das irmandades organizam freq�entes reuni�es para rir muito e fazer tudo o que a rigorosa educa��o n�o lhes permitiu at� ent�o. Criadas para serem m�es provedoras e excelentes donas-de-casa, foi sobretudo aos 50 que elas descobriram o prazer de serem elas mesmas. "Encorajamos cada mulher a se libertar de todo tipo de expectativas - as dos outros e as delas pr�prias", diz a fundadora (tamb�m chamada de Rainha-M�e Exaltada) Sue Ellen Cooper, em entrevista ao jornal on line Insidevc.com .

Por tr�s do besteirol, das brincadeiras e da apar�ncia de frivolidade, elas compartilham a aceita��o de si pr�prias "com muito afeto, criatividade, experi�ncias em comum e um genuino entusiasmo por tudo o que nos leve para frente", como explicou Sue Cooper no site Redhatsociety.com .

Tanta alegria provocou a admira��o at� das menores de 50, que pediram para participar dos encontros. E, apesar de ferir a tradi��o, as senhoras abriram exce��es. "A regra � n�o ter regras", como afirma o texto da auto-apelidada "Desorganiza��o do Chap�u Vermelho". Aquelas que ainda n�o tinham passado pela idade de receber o poema poderiam participar e se divertir nas brincadeiras e encontros mas para as distinguir, em lugar do chap�u vermelho, usariam o rosa at� o dia em que completarem 50 anos. E qual n�o � a dose de ansiedade pelo dia em que vestiriam o t�o esperado chap�u vermelho? "Celebramos feito loucas e nos divertimos muito, �s vezes, mais do fizemos em nossas festas de debutantes ou qualquer outro anivers�rio na juventude", afirmou Cooper em uma entrevista.

A Sociedade do Chap�u Vermelho ainda n�o chegou no Brasil, mas aguarda o contato de poss�veis pretendentes a fundadoras pelo seu site www.redhatsociety.com . O �nico requisito � a vontade de compensar a sobriedade da juventude aos 50 anos, n�o se importar em sair de pantufas na chuva e colher os louros de sua aparente - e saud�vel - insanidade.

do interessante www.maisde50.com.br

Nenhum comentário: