27 março 2002

Mau Humor Tem Cura!


Pavio curto , azedo, chato, cri-cri... In�meros s�o os apelidos usados para definir um tipo de pessoa que vez por outra cruza o nosso caminho. � o mau humor.como � que a gente lida com ele?
Quem ser� o campe�o da categoria? O chefe chato que j� chega pedindo tudo o que ele quer? O mau humor pode ser uma doen�a. Alguns tipos de pessoas mau humoradas, cronicamente mau humoradas, podem sofrer de um dos tipos de depress�o que � a chamada de distimia ou puramente doen�a do mau humor. Quem sofre da distimia n�o est� sozinho. Segundo a Organiza��o Mundial de Sa�de a doen�a atinge pelo menos 3% da popula��o do planeta, o que significa que todos os dias, 170 milh�es de pessoas j� saem de casa , mal humoradas. Aten��o para os sinais da distimia:


- Perda do interesse: tudo vira obriga��o
- Ang�stia e pessimismo: o relacionamento com a fam�lia e os amigos se transforma num inferno
- Diminui��o da concentra��o
- Cansa�o:qualquer tarefa consome mais tempo que o necess�rio
- Sono em excesso ou a falta dele
- Comer demais ou perda do apetite
- Falta de interesse sexual
- Muita tristeza

Descobrir que n�o se est� sozinho � um al�vio para o doente. H� pouco mais de um ano, foi criada em Sorocaba , S�o Paulo, a ASTRAU, uma Associa��o de Portadores de Transtorno do Humor. A ASTRAU aconselha as pessoas a fazerem 3 coisas que s�o importantes: tratamento com o m�dico, com o psiquiatra,com o o cl�nico, a medica��o e a participa��o numa psicoterapia e socioterapia, que � o que a Astrau faz em grupo dentro da associa��o. � o que vai ajudar as pessoas a melhorarem.
Potencialmente, existe cura. Quer dizer, boa parte dos doentes que tem a doen�a do mau humor, que tem a distimia, responde muito bem ao rem�dio e volta a ter uma vida normal.
Advinha quem �???



20 anos depois..



26 março 2002

Ousadia ou Atrevimento?
Invadir a fazenda do Presidente da Rep�blica � ousadia ou atrevimento? Eu acho que � muito atrevimento, falta de respeito mesmo, mas quero que a pol�cia e o exercito defendam a minha propriedade assim como defenderam a dele.
Aberra��o
Como ninguem percebeu? Como um pediatra age livremente dopando crian�as e adolescentes e nem pais ou secretarias ou outro medicos perceberam?! Se meu filho estivesse a� inclu�do, como eu iria me sentir?
Ele n�o � uma gracinha?

To aqui!
Quem costuma ler meu Comente, viu como � bom ter amigos-f�s! N�o se pode tirar um dia para cuidar dos interesses particulares que j� vem ferro...Bom, estava correndo atr�s do cacau, do dolar, do yen, enfim da bufufa, afinal preciso pagar o 13o. dos criados, que est� atrasado!
Estou esperando uma cliente, que deve chegar �s 10 mas vai chegar mesmo � �s 11, tenho um compromisso �s 13, fora os deveres de m�e, esposa e dondoca que me chamam. Ai que estresse!