28 novembro 2002


Quer Viajar?

Aten��o, Cerveja Faz Bem � Sa�de!


Ter�a, 26 de novembro de 2002, 17h15
Consumo de cerveja pode trazer benef�cio card�aco

Beber alguns copos de cerveja no jantar pode dar alguma prote��o contra as doen�as card�acas. Foi verificado em um pequeno estudo de pesquisadores holandeses que os n�veis da prote�na C-reativa (CRP), composto associado � inflama��o, e do fibrinog�nio, que contribui com a forma��o de co�gulos sangu�neos, diminu�ram entre um grupo de adultos de meia-idade que consumiram tr�s ou quatro copos de cerveja no jantar.
Pesquisas indicam que at� n�veis moderadamente elevados de CRP podem aumentar o risco de aterosclerose, ou endurecimento das art�rias, por um processo inflamat�rio. O fibrinog�nio � uma prote�na que promove a forma��o de co�gulos e est� associada a um risco maior de enfarte e derrame.

As descobertas, publicadas na edi��o de novembro do European Journal of Clinical Nutrition, refor�am estudos que ligam o consumo moderado de �lcool a um risco menor de doen�as card�acas por diversos mecanismos. "Uma a��o antiinflamat�ria do �lcool pode ajudar a explicar a associa��o entre o consumo moderado de �lcool e um menor risco de doen�as card�acas", disse a equipe de HFJ Hendriks, da Pesquisa de Alimenta��o e Nutri��o TNO, em Zeist, Holanda.

Durante o estudo, 19 adultos de meia-idade saud�veis consumiram tr�s (no caso das mulheres) ou quatro (no caso dos homens) copos de cerveja no jantar, durante tr�s semanas. Ap�s uma semana, durante a qual nenhuma gota de �lcool foi ingerida, os participantes beberam tr�s ou quatro copos de cerveja n�o-alco�lica no jantar por outras tr�s semanas. As dietas n�o foram alteradas durante a pesquisa. De acordo com os resultados, as taxas de CRP no sangue diminu�ram em 35% ap�s tr�s semanas de consumo regular de cerveja, em compara��o aos n�veis ap�s tr�s semanas do consumo de cerveja n�o-alco�lica.

O efeito foi particularmente significativo entre as pessoas com os n�veis mais elevados de CRP no in�cio, incluindo mulheres. As taxas de CRP eram mais altas entre mulheres na p�s-menopausa, em compara��o a homens da mesma idade. Os n�veis sangu�neos de fibrinog�nio ca�ram em cerca de 12%. J� as taxas de colesterol bom (HDL) aumentaram em 11% durante o mesmo per�odo.

N�o houve associa��o entre a cerveja e os triglic�rides, outro tipo de gordura no sangue ligado �s doen�as card�acas, de acordo com os pesquisadores. Os pesquisadores acrescentaram que ainda n�o se sabe exatamente como o �lcool reduz os n�veis da CRP.


Reuters

27 novembro 2002

Olha s� o que achei l� no Pagina Um. N�o � atoa que � um dos blogs que mais gosto!

Chove muito! Tempestade com raios e trov�es. Como morro de medo de raios vou deixar a atualiza��o pra amanh�. Me perdoem, amigas, mas o medo � maior do que a vontade de escrever...