02 maio 2002

S� me faltava isso!
An�es de jardim invadem campo de futebol franc�s

Quinta, 02 de maio de 2002, 12h14

Mais de 200 an�es de jardim roubados por uma organiza��o clandestina dedicada a libertar esses ornamentos foram encontrados em um campo de futebol na Fran�a. De acordo com a pol�cia, os an�es foram encontrados ontem, em um campo da cidade de Heming. Uma nota dizia que as figuras s�o a "equipe da Fran�a para 2002, selecionada pela NFNLJ - 202 bons sujeitos".

A NFNLJ � a sigla da Frente de Liberta��o dos An�es de Jardim, que periodicamente rouba an�es e gnomos de jardim na Fran�a e os deixa em bosques e florestas, locais que, segundo alegam, s�o seu habitat natural. A pol�cia local resgatou as figuras, que foram devolvidas a seus preocupados propriet�rios.

by Popular
� linda a rechonchuda!



29 abril 2002

De qual voce gostou mais?
Os Normais


Os Normais


Ainda sobre a Sociedade...
O poema que deu origem a tudo...
AVISO
Quando for uma mulher mais velha...

Eis o famoso poema em uma tradu��o livre:
Warning
Aviso
When I am an old woman I shall wear purple
Quando for uma mulher idosa, devo vestir roxo
With a red hat which doesn't go and doesn't suit me
Com um chap�u vermelho que n�o combina e n�o cabe em mim

And I shall spend my pension on brandy and summer gloves
E devo gastar minha pens�o em u�sque e luvas de ver�o

And satin sandals, and say we've no money for butter.
E sand�lias de cetim, e dizer que n�o tenho dinheiro para a manteiga
I shall sit down on the pavement when I'm tired
Devo me sentar no meio-fio quando ficar cansada
And gobble up samples in shops and press alarm bells
E devorar amostras em lojas e apertar campainhas de alarme
(...)
And make up for the sobriety of my youth.
E compensar a sobriedade da minha juventude
I shall go out in my slippers in the rain
Devo sair de pantufas na chuva
And pick the flowers in other people's gardens . . .
E colher flores dos jardins dos outros
(...)
But now we must have clothes that keep us dry
Mas n�s temos que ter roupas que nos mantenha secos
And pay our rent and not swear in the street
E pagar nosso aluguel e n�o praguejar nas ruas
And set a good example for the children.
E dar um bom exemplo �s crian�as.
We must have friends to dinner and read the papers.
Temos que ter amigos para jantar e ler os jornais
(...)
But maybe I ought to practice a little now?
Mas, quem sabe, devo praticar um pouco agora?
So people who know me are not too shocked and surprised
Ent�o, pessoas que me conhecem n�o ficar�o chocados e surpresos
When suddenly I am old, and start to wear purple.
Quando, de repente, eu ficar uma mulher idosa e come�ar a vestir roxo.

A americana Jenny Joseph escreveu o poema "Warning", que deu origem � Sociedade do Chap�u Vermelho, quando tinha 29 anos. Hoje, � uma senhora de 70, que acompanhou de perto as conseq��ncias de ter feito t�o cedo as pazes com a sobriedade de sua juventude e escrito a poesia acima.

O que voc� achou deste artigo? Sua opini�o � muito importante. Escreva para simone@maisde50.com.br

Obs: Por causa das restri��es do direito autoral, n�o foi poss�vel publicar o poema completo no site. Ele faz parte do livro "Warning: When I Am an Old Woman, I Shall Wear Purple", ainda n�o traduzido no Brasil. O original pode ser comprado na Amazon:
www.amazon.com/exec/obidos/search-handle-form/103-5207347-0976602
Sociedade do Chap�u Vermelho
Mulheres vestem roxo com vermelho e celebram a vida

Por Simone Muniz

" Quando for uma mulher idosa, devo vestir roxo com um chap�u vermelho que n�o combina e n�o cabe em mim". Jenny Joseph, escritora americana



Uma poesia e um anivers�rio de 50 anos mudaram a vida da ex-mera-dona-de-casa americana Sue Cooper. Quando sua amiga Linda Murphy completou a meia-idade, Cooper a presenteou com a poesia que inclui o verso, aparentemente insano, acima (leia a continua��o do poema no final da mat�ria) e um chap�u vermelho. Linda gostou tanto da surpresa que fez o mesmo no anivers�rio de 50 anos de outra amiga. N�o passou pela cabe�a das amigas que a brincadeira daria origem � engra�ada e amorosa Sociedade do Chap�u Vermelho, irmandade que celebra a com�dia, o besteirol e a alegria da vida aos 50 anos. Naquele momento, inaugurou-se uma tradi��o que hoje acontece em mais onze pa�ses por onde se espalham cerca de duzentas filiais da Sociedade do Chap�u Vermelho.

Vestidas de roxo e/ou vermelho, com escandalosos chap�us de todos os tipos e tamanhos - todos vermelhos -, as distintas senhoras que participam das irmandades organizam freq�entes reuni�es para rir muito e fazer tudo o que a rigorosa educa��o n�o lhes permitiu at� ent�o. Criadas para serem m�es provedoras e excelentes donas-de-casa, foi sobretudo aos 50 que elas descobriram o prazer de serem elas mesmas. "Encorajamos cada mulher a se libertar de todo tipo de expectativas - as dos outros e as delas pr�prias", diz a fundadora (tamb�m chamada de Rainha-M�e Exaltada) Sue Ellen Cooper, em entrevista ao jornal on line Insidevc.com .

Por tr�s do besteirol, das brincadeiras e da apar�ncia de frivolidade, elas compartilham a aceita��o de si pr�prias "com muito afeto, criatividade, experi�ncias em comum e um genuino entusiasmo por tudo o que nos leve para frente", como explicou Sue Cooper no site Redhatsociety.com .

Tanta alegria provocou a admira��o at� das menores de 50, que pediram para participar dos encontros. E, apesar de ferir a tradi��o, as senhoras abriram exce��es. "A regra � n�o ter regras", como afirma o texto da auto-apelidada "Desorganiza��o do Chap�u Vermelho". Aquelas que ainda n�o tinham passado pela idade de receber o poema poderiam participar e se divertir nas brincadeiras e encontros mas para as distinguir, em lugar do chap�u vermelho, usariam o rosa at� o dia em que completarem 50 anos. E qual n�o � a dose de ansiedade pelo dia em que vestiriam o t�o esperado chap�u vermelho? "Celebramos feito loucas e nos divertimos muito, �s vezes, mais do fizemos em nossas festas de debutantes ou qualquer outro anivers�rio na juventude", afirmou Cooper em uma entrevista.

A Sociedade do Chap�u Vermelho ainda n�o chegou no Brasil, mas aguarda o contato de poss�veis pretendentes a fundadoras pelo seu site www.redhatsociety.com . O �nico requisito � a vontade de compensar a sobriedade da juventude aos 50 anos, n�o se importar em sair de pantufas na chuva e colher os louros de sua aparente - e saud�vel - insanidade.

do interessante www.maisde50.com.br
Bienal do Livro
N�o percam o lan�amento do livro do meu amigo Mauricio Cintr�o, com direito � autografo e tudo.
Dia 01/05, 15h00, rua Q, estande 309,
que pertence � editora Olho D'�gua,
� Casa do Psic�logo e � Unimarcos.

Vai ser um sucesso, espero poder comparecer, � anivers�rio da minha filha, mas j� reservei um exemplar, com direito a aut�grafo!