15 maio 2003

AFETADAS PELA LUA
(Fernando Bonassi)

Mulheres que minguam quando a Lua m�ngua.
Mulheres que incham quando a lua enche.
Mulheres em forma de cimitarra, com racioc�nios de um s� golpe sem perd�o.
Mulheres per�neas: perigeu.
Mulheres apol�neas: apogeu
Mulheres efervescentes, em quartos crescentes, espetadas por foguetes nas crateras.
Mulheres de fases, de gargalhadas � l�grimas.
Mulheres de faces: claras e escuras.
Mulheres como lobos solit�rios, uivando.
Mulheres como mares, como mar�s.
Mulheres astronautas que nunca estiveram na Lua.
Mulheres afetadas pela lua
Um gentil oferecimento de M.Little Mary, amiga e comadre.


Uma id�ia inteligente.
Se voce gosta de ler, tem livros e n�o sabe o que fazer com eles, participe dessa iniciativa, � interessante!

13 maio 2003


Mulheres Apaixonadas-Reflex�es sobre...


A atual novela das oito se chama "Mulheres Apaixonadas" e tem como personagens um vasto portfolio de f�meas, cada uma amando � sua maneira, cada uma com uma prefer�ncia diferente. Muitos daqueles tipos n�o s�o t�o f�ceis de se encontrar na rua, no trabalho ou na escola, tratam-se de "exce��es" dentro do universo feminino, mas outras n�o, possuem similares em todo lugar. At� mesmo no mundo das celebridades existem v�rias mulheres que refletem os comportamentos exibidos na novela. Duvida? Ent�o veja s�:
Helena: A personagem de Christiane Torloni pode representar o que se passa com a empres�ria Costanza Pascolato, uma mulher madura e chiqu�rrima que tem um companheiro bacana (Tony Ramos, no caso da novela, e Nelson Motta, no caso de Costanza) e que opta por se separar dele porque a rela��o n�o est� mais legal, sem um trauma ou um acontecimento que a force a tomar essa decis�o. Tudo muito civilizado.
Lorena: Suzana Vieira representa na novela de Manoel Carlos os passos de Mar�lia Gabriela aqui fora, no mundo real. Bem-sucedida e conservadona, n�o ag�enta dividir a cama com um cinquent�o pan�udo, prefere um gato no esplendor de seus 20 e poucos anos. O papel que Rafael Calomeni faz na TV � o mesmo que Reynaldo Gianecchini executa na vida de Gabi. Lorena e Mar�lia Gabriela s�o vorazes e n�o gostam de cox�o mole, s� se alimentam de vitela da melhor qualidade.
Estela: Lav�nia Vlasak � rica e infeliz. Poderia fazer qualquer um se apaixonar por ela, mas escolheu um padre! A mo�a sofre horrores para convencer o padre Pedro a olhar para ela com algum interesse. O mesmo acontece com Adriane Galisteu. Aqui no Brasil ela j� conquistou muito mais fama e dinheiro do que poderia um dia sonhar, mas n�o consegue um namorado que lhe d� a aten��o que tanto deseja. Quando namorava Rog�rio Gallo, ia sozinha a tudo que era evento porque o cara n�o curtia muito essas badala��es ou porque tinha que ficar trabalhando mesmo. Agora, com o herdeiro bilion�rio mexicano Jaime Camil, ela tem que ficar indo ao M�xico ou a Miami toda hora para ver se consegue desfrutar de alguns momentos ao lado do cara, um dos homens mais requisitados, desejados e ricos de seu pa�s.
D�ris: A jovem que odeia seus av�s velhinhos e s� d� fora em tudo que se mete � a pr�pria Fernanda Young. A controversa ovelha negra do programa "Saia Justa" disse outro dia com todas as letras na TV que "velho � um filho da puta que envelheceu. Esses velhos s� est�o a� porque vaso ruim n�o quebra". A escritora s� n�o apanha na rua, como aconteceu com a atriz Regiane Alves, porque o grande p�blico tem a sorte de n�o conhecer o rosto dessa infeliz.
S�lvia: A personagem de Nat�lia do Vale, que se envolve com um taxista que namora sua empregada dom�stica, me faz lembrar automaticamente da apresentadora Ana Maria Braga, que n�o consegue conter seus impulsos e sua libido ao ver um bom encanador, um seguran�a robusto, um gar�om sol�cito, ou cameraman musculoso.
Raquel: A jovem professora interpretada por Helena Ranaldi, que se envolve com um garoto adolescente, me faz lembrar da Maria Paula, do "Casseta & Planeta". Assim como a professora, a comediante � uma vers�o mais jovem de Mar�lia Gabriela e da Lorena da novela, s� que Maria Paula e Raquel trabalham com um faixa de rapazes ainda mais jovens. Maria Paula adora pegar um surfista de 17, 18 anos. Ela e Raquel n�o comem nem vitela, preferem, baby beef mesmo.
Vidinha: Assim como Julia Almeida, que s� trabalha nas novelas e miniss�ries escritas por seu papai, Orlando Moraes seria o seu equivalente na vida real, pois a gente s� � obrigado a ouvir alguma m�sica dele quando a mulher do cara, a Gl�ria Pires, est� atuando em alguma novela. � mais ou menos a mesma rela��o...
Edwiges: A Edvirgem de Carolina Dieckmann n�o tem nem o que discutir, � a pr�pria Sandy. As duas poderiam at� mesmo combinar de ir juntas �s reuni�es do grupo de apoio M.A.V.A. (Mulheres que Ainda s�o Virgens An�nimas).
Marina: Aquela mo�a interpretada por Paloma Duarte vai acabar perdendo seu namorado bonit�o por causa de sua inseguran�a e seu excesso de "patrulhamento", ainda mais considerando-se que o cara � um cafajeste de marca maior. O caso concreto desse tipo de rela��o foi o namoro da cantora brega Wanessa Camargo e o gal� de padaria Dado Dolabella. A mo�a n�o ag�entou o tranco, n�o suportou saber que seu amado, digamos, se divertia mais do que ela...
Artigo de KIKE MARTINS DA COSTA - Colunista do UO, gentil oferecimento da Re, minha amiga campineira.