11 julho 2008

Sabedoria


Meu coração e minha língua fizeram um trato:

quando meu coração estiver enfurecido, minha língua guardará silêncio.

As palavras respondem aos sentimentos, e os sentimentos às idéias.

Por isso nos será impossível dominar nossas palavras se não somos senhores de nossos sentimentos; e estes sentimentos irão se acalmando segundo a força de nossas idéias.

A um coração que não se domina, responderão palavras violentas e ferinas; a um coração fechado em si, sucederão palavras e atitudes que depreciam os demais.

Por conseguinte, cale-se quando seu coração não está sossegado e em calma; não fale, pois seguramente deverá arrepender-se do que disser ou, pelo menos, do modo como o disser, ou do momento em que o disser.

Se em geral o coração não costuma ser bom conselheiro, menos o será quando não estiver em paz e não se sinta senhor de si mesmo.

Alfonso Milagro
Tirado daqui

08 julho 2008

O que acontece?



Toda vez que escuto a frase: - "Tem que morrer mesmo, bandido tem é que morrer",

" - Bandido bom é bandido morto!" , sinto um arrepio tétrico me percorrer.

Se essa maneira de pensar se espalha, todos que forem ou parecerem com bandidos correm um grande risco de morte...pois é, agora é hora de pararmos para pensar sobre o assunto.

Nem tudo que parece é, mas no calor da luta não basta gritar que não é, não basta mostrar a cara de honesto, não basta ser um humilde e simples espectador, não basta estar respeitando as regras, a bala pode vir e acertar você antes que sua identidade saia da bolsa.

Quando se dá demasiado poder para as pessoas, teremos que conviver com as consequências dos excessos, quando se acha que quem é mau é mau e quem é bom, é bom e nada vai mudar e nada pode ser feito, perde-se a fé no homem e o medo toma conta. E com medo, não se pode lutar...

O medo falou mais alto, é melhor atirar antes e perguntar depois, afinal sou eu ou ele...e agora, como lidar com a dor e a revolta? Passará o tempo, as pessoas esquecerão, só não se esquecerão os que perderam e os que executaram...precisa ser assim???

07 julho 2008

Depois da lei seca...

Um casal amigo contando:
- Já montamos um esquema para quando eu for pego pelo bafômetro! diz o marido.
- É verdade: ele vai sair do carro gritando comigo: - EU NÃO FALEI QUE EU NÃO DEVIA BEBER? EU PEDI, EU IMPLOREI PARA VOCE DIRIGIR E VOCE NÃO QUIZ!!! - diz a mulher, rindo e encenando a própria cara de espanto do parceiro, adequada à ocasião.
- E ela vai responder: - Fiz as unhas, arrumei meu cabelo, comprei roupa nova pra quê? Para esse unha-de -fome me levar para almoçar no quilo da esquina, seu guarda, fala, fala se eu mereço? Cuido dos filhos dele, lavo a roupa dele, durmo com ele e só com ele, o senhor não acha que eu mereço um lugar melhor??? - diz o marido, imitando a conjuge, rindo mais ainda.
- E aí ele encerra: pode me prender, pode me levar pro distrito, prefiro ir com o senhor do aguentar essa falação, vai durar mais de mes essa ladainha... a mulher completa, quase sufocada pelo riso...
Só falta dar certo...

Resoluções de Meio de Ano


Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para frente do que já vivi até agora.
Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.
De agora em diante só rirei se achar graça; darei risada da forma que eu achar melhor, gargalhando ou esganiçando, quem quiser que tape os ouvidos.
Não permitirei a ninguém me fazer infeliz; me porei triste pelos motivos que achar mais adequados e me alegrarei pelos mais fúteis, sem vergonha de ser feliz.
A partir desta data, viverei para minha própria satisfação; a alegria e o otimismo serão meus lemas, dançarei e cantarei na hora que bem me aprouver, sem o risco de ser dada como doida.
Já não tenho tempo para lidar com mediocridades; enfrentarei aos que insistirem, com um solene: isso não me interessa!
Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados, onde a bebida é a motivação;,onde se destacam as gabolices, onde aparência física e o estilo de vida são determinantes para serem bem vindos.
Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte; contra eles, carrego meus patuás e a minha piedade;
Já não tenho tempo para projetos megalomaníacos, meus projetos são para hoje, o mais tardar amanhã de manhã; o que não me impede de sonhar!
Sonharei sem cessar, nada pode impedir meus sonhos de se tornarem realidade;
Lutarei contra a miséria no mundo com as poucas armas que eu disponho mas com uma imensa solidariedade pelos desvalidos.
Não me convidem para eventos onde se falará sobre banalidades, com intuito de emburrecer os participantes ou de vender produtos que realmente não necessitam.
Não irei a assembleias de condomínio, de associações ou políticas, a menos que me deleguem poder para vetar o que eu não aprovar.
Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos. Brigas entre adultos devem ser resolvidas por eles mesmo, o máximo que eu posso fazer é torcer para que se entendam.
Não quero ver os ponteiros do relógio avançando em discussões intermináveis onde discutimos o melhor método de se mudar o mundo, sem antes arrumar o nosso núcleo de influencias;
Detesto fazer intermediação entre pessoas que brigaram pelo majestoso cargo de secretário do coral da igreja.
Já não tenho tempo para debater vírgulas e pontos de traduções da Bíblia. A minha fé existe e está acima da letra e da palavra.
Não quero ficar explicando quando me perguntam porque gosto deste ou desgosto daquele cantor, ator, politico ou amigo. Minha resposta será curta e delicada:- Gosto, e ponto final!
Lembrei-me agora de Mário de Andrade que afirmou: "As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos".


Obs: recebi um texto parecido com este, de autor desconhecido, e adaptei às minhas resoluções tomadas a partir da minha mudança de década, quem quiser, pode fazer a sua, só não esqueça de me avisar, porque sou curiosa, hehehe