07 maio 2005

Feliz Dia das Mães

Hoje é véspera do dia das mães e eu fui comprar um presente para a minha mamãe.
Ela tem 86 anos, sobrevivente de um infarto seríssimo, que lesou toda a parte posterior do musculo do coração.
Dezessete dias de UTI coronariana, dois anos depois, D.Iracema está ótima.
Lucida, bem humorada, trabalhadeira, não para, os armários dela são de dar inveja de tão arrumadinhos.
" - Mamãe, pra que ir à feira? Compre no supermercado frutas e verduras, o preço é parecido e voce não consome tanto assim!" ,
Ela diz: " - Mas voce ainda não aprendeu que na feira não tem frescor?"
Está sempre bem vestida, cabelo tingido e penteado, um colarizinho e brincos, um primor. E nem se atrevam a perguntar
sua idade, fica uma fera e responde: " - Porque,? Quanto voce me dá?" E cuidado com a resposta, ela fica muito brava se
disserem que ela é velha, idosa, ou coisa parecida, Até pra médico ela mente a idade...
Minha mãe nunca teve vaidade quando moça, talvez porque tivesse uma casa grande, tres filhos, uma sogra e
um marido para tomar conta, mas depois que se tornou mais experiente, passou a usar cremes, fazer unha, tingir cabelo
e comprar roupas...na feira! " - Mas na barraca da feira tem coisa muito boa, é só saber escolher!". E ela está sempre estilosa!
Acreditem, ela ainda costura e muito bem!
Mas na verdade, estou falando nisso porque vejo minha mãe como uma mulher moderna para o tempo em que viveu, sempre foi dona do nariz dela, trabalhou quando solteira, casou e teve filhos mas sempre tomou conta da organização das finanças da familia, comprou, vendeu, reformou, aprendeu a dirigir, comprou carro, vendeu carro, colocou cada filho em seu caminho e ainda juntou um patrimonio pra se manter na velhice.
Economica e pratica, nunca foi sovina nem gastona. Nos idos dos anos 70, minha mãe era uma das pouquissimas mulheres que dirigia seu proprio carro e me levava aos bailes e ficava comigo , tomando conta, um dia escrevo sobre isso...
Tenho muito orgulho da mulher forte e valente que dirigiu minha vida e me entregou a direção, quando eu já podia fazer isso sozinha! E eduquei minha filha para que ela tambem tivesse oportunidade de sentir o que eu sinto hoje, amor e orgulho da mulher que me deu à luz.

06 maio 2005

Pintura

Eu resolvi fazer uma limpeza em casa, mandei pintar a sala, cozinha e daí deu a doença do Jaque, jaque tá fazendo isso, faz mais aquilo, jaque tá fazendo aquilo, faz mais aquilo e assim vai! Acabei ficando uma semana com pintor em casa, sorte que ele é gente finissima, engraçado e educado, trabalhador como ninguem! Mas foi muito cansativo, hoje quando ele saiu, deu uma sensação de paz, inigualavel.
Mas ainda tem muita coisa pra fazer, espero orçamento do tapeceiro pra forrar o sofá, o do orçamentista do carpete de madeira, nunca vi coisa mais demorada, ninguem tem pressa de nada, saco!