25 janeiro 2007

Minhas andanças...

Eu amo o bairro da Liberdade, antigo, cheio de igrejas centenarias, algumas dentro do saguão de predios de escritorio, tem lindas colunas de madeira vermelhas, lanternas japonesas pelas ruas, tem ate um jardim japonês, cercado com gradil e com zeladora e tudo.
Talvez porque morei ali perto, na Rua Conde de Sarzedas, logo que nasci, tenho uma forte atração por suas ruas que começam ou terminam em praças e largos, cheias de predios antigos,
adoro as lojinhas e os mercados, adoro a comida chinesa, coreana e mista que tem lá.
O Oriente está ali, ao nosso alcance, mas é preciso descobri-lo. Os hoteis tem nomes orientais, são discretos por fora mas por dentro tem um certo ar de luxo, restaurantes tem aos montes, japoneses, chineses, coreanos, vitnamitas, sem luxo, sem ostentação, sem badalação, até um tal de Bingo Oriental tem lá, fica em um predio muito original, de esquina, em formato de bico, em frente a Praça da Liberdade que aliás, de praça mesmo não tem nada... Mas é preciso garimpar, pois nem tudo que reluz é ouro, ou seja, nem tudo que tem nome oriental vende coisa boa.
Andar por ali é aprender muito sobre a cultura japonesa, por exemplo, me apaixonei por uns vasinhos brancos, com uma flor de lotus dourada pintada. Logo vi que tinham pratos e xicaras com a mesma estampa e chamei uma delicada vendedora, que são educadissimas em algumas lojas, e ela me explicou, sorrindo, que esses objetos são usados em oferendas de homenagens aos mortos, nos cemiterios e altares domesticos.
É a terra dos simbolos, das delicadesas, das coisas lentas, das pessoas muito na delas, das musicas incidentais, os mangás, quimonos lindos e futons (edredons japoneses) fofinhos...tem coisa fajuta, imitação barata, coisas importadas, coisas cafonas, coisas lindas, mas todas vendidas com toda a seriedade e educação.
Tëm uma feirinha aos sabados ou domingos, de comida oriental, com coisinhas bonitinhas e baratinhas, embora as casas sejam antigas, são mais ou menos limpas, organizadas e interessantes. Até os seguranças das lojas são discretos e elegantes, pode?
Mas eu gosto mesmo é das bassans, as senhorinhas idosas que andam por lá, fazendo compra em supermercado, indo na farmacia, trabalhando, elas são idosas, bem cuidadas, na delas, uma graça.