14 agosto 2005

Alzheimer

Hoje teve churrasco aqui em casa, foi muito gostoso.
Eu já não tenho meu pai aqui junto comigo, mas tenho meu sogro, uma gracinha de pessoa e que eu gosto muito.
Infelizmente, ele tem Alzheimer, demencia precoce ou coisa similar.
Sua memoria esta indo quase totalmente embora, confunde as pessoas, não gosta de sair de casa, fica agressivo.
Para vir até aqui na casa do filho, minha sogra (aquela santa!) teve que inventar uma historia...
Mas aqui, ele conversa, comeu bem, agradeceu o convite, voltou a ser o homem gentil e educado que sempre foi.
Mas se nota que a segurança dele é a minha sogra, todos nós somos desconhecidos para ele...e como doi isso!
Quando soubemos que ele tinha a doença, ficamos abalados, ninguem sabia como lidar com ele. Uns se irritaram, outros se afastaram.
Sobrou pra minha sogra, que tem que conviver com um companheiro que virou criança e que pode ser muito cruel,às vezes...
Os filhos ficaram divididos, pela mão ou pelo pai, sem saber o que fazer...
Já se passaram uns 5 meses e nada de os medicos nos ensinarem a lidar com a doença, que rouba a memoria das pessoas e deixa a familia perdida.
Ontem, em uma livraria, pedi para ver os livros que falam dessa doença e achei um, Alzheimer de A a Z, que ensina muito sobre a doença e o doente.
Como lidar com a pessoa atingida, como cuidar dela, como cuidar do "cuidador", que é quem cuida do doente. ensina a maneira que as coisas acontecem na cabeça do doente, o medo do desconhecido que ele sente, as inseguranças.
Ficou tudo tão mais claro, mais simples, não resolveu todos os nossos problemas, mas já nos deu mais suporte.
Podemos ajudar a minha sogra e aceitar melhor a perda gradativa desse homem que todos amamos e que tinha tanto para nos ensinar...
Falo tudo isso para que se houver alguem na mesma situação, essa pessoa não desanime, procure ajuda nos livros e sites, lute, pois a ajuda chegará!

Nenhum comentário: