21 setembro 2007

Economize Água!

Consuma água de maneira consciente. Veja algumas dicas:

Diminua o tempo do banho
Um banho de 10 minutos gasta em média 160 litros de água. Você pode tentar diminuir esse tempo fechando o chuveiro para se ensaboar ou lavar os cabelos. Assim, economizará em um ano cerca de 30 mil litros de água

Economize no banheiro
Casa com descargas com caixa acoplada gastam em média 60 litros de água diariamente. Existe, porém, uma maneira simples de reduzir este gasto, colocando uma garrafa PET (aquelas de refrigerante) de 2 litros, cheia de água, dentro da caixa d´água da bacia. Com isso, você estará economizando 2 litros por descarga, ou 10 litros por dia.

Elimine os vazamentos
Um buraco de 2mm (um pouco maior do que a cabeça de um alfinete) em um cano desperdiça até 3.200 litros de água em um dia. Essa quantidade de água, além de ser um gasto totalmente desnecessário, seria suficiente para suprir as necessidades de água para beber de uma família de 4 pessoas por cerca de um ano e um mês.

Para detectar um vazamento em seu encanamento, siga as instruções do Programa de Uso Racional de Água da Sabesp.

Use a vassoura, e não a mangueira, para varrer a calçada
Este hábito gasta 36 litros de água cada vez que você fica com a mangueira ligada por 15 minutos. Para manter a calçada limpa, é suficiente varrê-la e, se for o caso, lavar com um balde (de preferência com a água usada da lavagem de roupa, por exemplo).

Escove os dentes com a torneira fechada
Escovar os dentes com a torneira aberta durante 2 minutos gasta mais ou menos 13,5 litros de água. Mas você só precisaria de 0,5 litro se abrisse a torneira apenas quando necessário.

Use os dois lados de uma folha de papel
Você já deve ter escutado que, ao economizar papel, está colaborando para com o meio ambiente, pois evita a produção de resíduos e a derrubada de árvores. No entanto, ao adotar essa prática, você estará também economizando água. Para se produzir um quilo de papel são necessários 540 litros de água.


Fontes:
- Instituto Akatu para o Consumo Consciente
- Sabesp

Nenhum comentário: