18 abril 2007

E não é que ele tem razão???

Recebi essa mensagem e fiquei indignada!
Pois é, pegando a deixa da notícia publicada no Jornal Folha Online de 13 de abril de 2007, que se intitula “
HSBC demite quase 400 funcionários no país” e aproveitando a dica da advogada Ana Crivelaro, a qual agradeço por ter me enviado um e-mail sugerindo que falasse sobre o assunto, escrevo sobre como a profissão de bancário é uma profissão em extinção e como nós, consumidores, estamos fazendo todo o serviço para os bancos e ainda pagando por isto.
Já notaram que os lucros dos bancos aumentam vertiginosamente a cada trimestre? (Para não falar que minto veja a notícia publicada hoje: "Lucro do ABN Amro cresce 30% no primeiro trimestre")
Os juros são cada vez maiores, as taxas antes cobradas para um ou outro serviço, atualmente são cobradas para todo e qualquer serviço e a cada dia que passa uma nova taxa é inventada e os valores das taxas são cada vez maiores.
O valor que se paga de taxa por devolução de cheques sem fundo é um absurdo.
Muitos bancos cobram mais de R$ 30,00 por cheque devolvido, mesmo que o cheque seja de R$ 10,00 ou menos. E o Banco Central, que deveria regular as relações entre clientes e bancos e evitar estes abusos, lava suas mãos, afinal isto aqui é o Brasil, a terra do faz-de-conta!
Bem, vamos voltar ao assunto principal.
Nos últimos anos, os bancos reduziram drasticamente seu quadro de funcionários, seja pela terceirização (muito mais barata e desqualificada), seja pela automatização dos serviços feita por terminais de auto-atendimento ou pela utilização da internet.
Enquanto os bancos diminuem seus gastos com funcionários, repassam o serviço que deveria ser prestado por estes profissionais para nós, clientes, que não ganhamos nada para isto, ao contrário, pagamos para fazer o serviço deles!
É verdade, nós pagamos para trabalhar para o banco, ou seja, o banco é uma mera figura ilustrativa que tem apenas a finalidade de receber pela intermediação do nosso trabalho para nós mesmos.
Vou exemplificar: Hoje quase tudo é automatizado. Se você vai ao banco, encontra dezenas de “máquinas” de auto-atendimento, uma ou duas pessoas para dar “orientação” (quando consegue encontrar alguém, pois eles costumam fugir), um guarda, e lá no fundo, bem escondidos atrás de portas-giratórias quase intransponíveis, alguns poucos caixas "seres-humanos" (sim, eles ainda existem, mas a próxima geração não vai conhece-los!)
Certamente, menos de 5% das pessoas que vão aos bancos têm contato com estes trabalhadores "seres-humanos", quase em extinção. Os outros mais de 95% ficam confinados às “máquinas” de auto-atendimento.
Na prática, nós sacamos, depositamos, transferimos o dinheiro, pagamos as contas, fazemos empréstimos, imprimimos talões de cheque via os terminais de auto-atendimento ou via internet. Sem qualquer interferência de um funcionário "ser-humano" do banco.
Ou seja, nós estamos fazendo o serviço que deveria estar sendo feito por um funcionário "ser-humano" do banco. Um trabalhador de carne o osso (com os salários atuais dos bancários, mais osso do que carne) que deveria ser pago para isto “pelo banco”.
Mas o pior não é fazer o serviço que um funcionário deveria fazer. O pior é saber que o funcionário foi despedido para dar lugar à máquina e que nós fazemos todo o serviço através da máquina, e ainda pagamos por isto!
Repita comigo até acreditar: Eu faço o trabalho do banco e ainda pago por isto, eu faço o trabalho do banco e ainda pago por isto, eu faço o trabalho do banco e ainda pago por isto....
Depois de repetir algumas dezenas de vezes, você então exclama:
- Como assim? Quer dizer que eu faço o trabalho do banco e ainda pago por isto?
Agora, você entendeu o que estou dizendo!
Embora os bancos aumentem seus lucros descartando seus funcionários e criando um sistema automatizado onde nós, clientes, fazemos quase todo o serviço do banco, o que deveria baratear drásticamente os custos para nós, o que ocorre é totalmente o contrário, os custos aumentam. É taxa disso, taxa daquilo, taxa daquilo outro, taxa por ter pago aquela taxa, taxa por ter usado a internet, taxa por extrato, taxa por ter feito o trabalho do banco, taxa, taxa, taxa.....
Ora, se trabalhamos para o banco, fazendo o serviço que deveria ser feito por um funcionário do banco, contratado, treinado e recebendo salário, deveríamos cobrar na justiça o vínculo de emprego com o banco e demais direitos trabalhistas, não?
Já sei que vários juristas dirão “isto é juridicamente inviável”. Eu sei, eu sei.... mas quem sabe no mundo do faz-de-conta onde moram os duendes e as fadas e onde o Governo e a Justiça brasileira não vêem abusos nos juros cobrados pelos bancos, mesmo que sejam de 400% ao ano, pois estão dentro da “média de mercado”, não seja possível?
Fica a pergunta: para que funcionários se nós, os trouxas, fazemos todo o serviço? (e ainda pagamos por isto!)
Por Lisandro Moraes

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